quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Cuide de sua saúde sem exagerar! #01 – Evite comer Glúten

Estou começando com esse quadro e ele é pra você: nerd, gamer, pessoa sedentária ou pessoa preguiçosa que gostaria de emagrecer de um jeito mais fácil e dinâmico. Não garanto que isso ira funcionar 100%, pois depende de cada caso (a pessoa pode ter alguma doença que a faça ser gorda por natureza, e eu não poderei mudar isso com minhas dicas). Todos os assuntos que serão tratados neste novo quadro foram pesquisados, e colocarei os sites que usei como referência para o post após o mesmo.

Após a introdução disto tudo, gostaria de começar o post finalmente.


Eu aposto que você já deve ter visto/escutado em algum lugar “este alimento contém glúten”. Também acredito que você já sabe que algumas pessoas são alérgicas e não podem comer alimentos que contém glúten, por isso eles avisam, pois o número de pessoas com essa alergia vem aumentando de acordo com o crescimento da população mundial. Pois é, este post não irá falar sobre elas.

Além de alguns indivíduos serem alérgicos ao glúten, também foi comprovado que a ausência dele te auxilia a evitar vários problemas de saúde. Agora você deve estar se perguntando: “AH, ME FALA COMO ESSA PORRA ME AJUDA, CARALHO!”, tenha calma que o tio Wolfy já irá te explicar o que acontece.

Após o glúten ser ingerido, e chegar ao intestino, ele é transformado em algo parecido com uma “cola” que acaba por grudar nas paredes intestinais; ou seja, o glúten forma uma “camada pequena” no intestino, atrapalhando a absorção de sais minerais, nutrientes, etc. Com o decorrer do tempo, isso provoca: saturação do aparelho digestivo; aumento da gordura na região do abdome (a famosa “barriginha de chop”); dores articulares; alergias cutâneas e, em alguns casos, depressão.

O glúten se encontra em quatro substâncias que fazem parte do nosso dia-a-dia: trigo, aveia, cevada e centeio. Essas substâncias se encontram em alimentos que estamos acostumados a consumir: pão, bolo, cerveja, etc.

Mas as coisas não eram assim antigamente. Esse problema com o glúten tem aumentado devido ao fato de a educação alimentar nas famílias brasileiras ter mudado bastante, pois elas passaram a consumir comidas ricas em glúten, como: biscoitos, macarrões, pães, bolos, etc.

Já foi comprovado que a ausência do glúten sobre a mesa gera o emagrecimento e redução da gordura na área abdominal e, atualmente, é uma moda entre a galera da academia.

Soluções:

1ªOpção – Troque o pão pela tapioca


A farinha de tapioca não contém glúten e você consegue fazer uma deliciosa tapioca com queijo ricota (bem light) em menos de 3 minutos! (é mais rápido que fazer um miojo, vale a pena!) Logo você já estará percebendo os efeitos da troca.

2ªOpção – Sempre que puder, prefira o arroz, e não o macarrão


Já que o arroz NÃO contém glúten e, em termos de nutrição, vale a mesma coisa que o macarrão, prefira sempre comer o branquinho. Se quiser, também, escolha o arroz integral, que é mais light do que o normal.

3ªOpção – Coma milho, se você gostar


Milho também, assim como os outros, não contém glúten. Se você aprecia um desses, com certeza você vai gostar dessa novidade!

Conclusão: Você não precisa completamente excluir o glúten de sua rotina, é melhor que você faça essa mudança aos poucos. Mesmo assim, você ainda pode comer alimentos que contenham glúten, mas moderadamente.

Bibliografia: http://www.senado.gov.br/portaldoservidor/jornal/jornal70/saude_contem_gluten.aspx

Bem, por hoje é só e espero que vocês tenham gostado, até a próxima, galera! =D

2 comentários:

  1. Eu achava que poucas pessoas sabiam dessa... Mas de boa. =)
    Por isso que se deve comer tapioca, não contém glúten e dá uma baita sustância. :D

    ResponderExcluir
  2. Post mto interessante ^^... Gostei man, e vlw pelas dicas ^^

    ResponderExcluir