terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Analisando personagens #01 – Switch


Bem-vindos ao novo quadro do Meu Best Place, “Analisando personagens”. Aqui eu irei analisar personages de séries, como também animes, mangás, filmes, OVAs, e assim vai. Tudo aqui é pesquisado e as opiniões sobre a coisa na qual falarei são minhas, logo você pode ter uma diferente. Cuidado antes de ler, esse post contém SPOILERS, ou seja, cenas que acontecem ao decorrer da série, e pode quebrar um pouco do interesse ou da ansiedade das pessoas que veem o programa. VOCÊ FOI AVISADO E AVISO NOVAMENTE, ESTE POST CONTÉM SPOILERS! Agora, podemos começar.


O Switch é um personagem do mangá e também animê Sket Dance. Então, aqui embaixo, uma rápida introdução à série.

Sket Dance é um mangá de comédia escrito e ilustrado por Kenta Shinohara e é publicado pela Shonen Jump. Teve uma adaptação em anime pelo estúdio Tatsunoko em 2011. A história é focada em um grupo escolar chamado de SKET Dan (Support, Kindness, Encouragement and Troubleshoot, e o “Dan” significa esquadrão, grupo, equipe) que resolve os problemas dos estudantes. Cada episódio costuma ter um arco fechado e que é dinâmico para resolver o problema (ou mais de um dependendo do episódio) o mais rápido possível, e conta futuramente sobre o passado de Bossun, Himeko e Switch.



Agora, minhas opiniões. O Switch (Usui Kazuyoshi) é um personagem inovador e muito interessante. Antes de sua backstory ser revelada, eu tentava pensar como ele virou aquele personagem, o porquê de ele ser assim. Switch é um aluno de 16 anos, bonito, misterioso, inteligente, eficaz, e também tem facilidade com computadores, e ele é sempre quem reúne informações para o grupo resolver os problemas. Por incrível que parece, o Switch não fala ou demonstra emoções. Este incrível jovem fala através de um software de voz, que você escreve o que deseja falar, e o computador faz esse trabalho por você. Quando eu disse que ele não demonstra emoções, foi em relação à face, corporal, como por exemplo chorar, sentir vergonha, essas coisas. Mas seu programa pode alterar o tom de voz, fazendo com que ele parece envergonhado, com raiva, triste, irônico, infantil, decepcionado, esse tipo de coisa. Um personagem muito interessante, e o mais engraçado (na minha opinião) da série. O Switch foi um dos personagens que teve seu passado revelado até agora. Eu devo admitir, me impressionou bastante, fazendo com que eu nunca mais olhasse o Switch da mesma forma. Se você ainda está lendo isso, e não viu o anime até o episódio 25, PARE AGORA MESMO (só se você não se importar com SPOILERS, caso contrário, peço que pule até o antepenúltimo parágrafo).

Seu passado é o seguinte: Kazuyoshi Usui (o Switch que conhecemos no início da Sket Dan) era um estudante inteligente, bonito, charmoso e misterioso, com um visual totalmente diferente do atual. Ele tinha um irmão mais novo, de 14 anos, Masafumi Usui. Kazuyoshi tinha, no fundo, inveja de seu irmão que era melhor que ele em qualquer coisa que fazia, especialmente em computação. No início, quem apresentou os computadores ao Masafumi foi o seu irmão mais velho. Hoje em dia, Masafumi destruía completamente seu irmão nesse tipo de coisa. Mas Kazuyoshi amava seu irmão, sem dúvidas. O “Switch” original era o Masafumi, e não o Kazuyoshi.

Kazuyoshi tinha uma amiga de infância, na qual ele amava, Sawa Yamauchi. Ela também era amiga de infância do Switch original. Mas, ela disse uma vez que queria casar com o Kazuyoshi num festival quando pequenos. E, nos dias atuais, disse de brincadeira que talvez casasse com o Masafumi. Ele sabia que era brincadeira, mas sentiu ciúmes. Como Sawa era famosa entres os garotos por ser bonita, ela estava sendo perseguida por um cara, que depois foi revelado como psicopata. Devido à isso, uma amiga de Sawa, Yukino Hirai, acompanhá-la até a sua casa, para que não seja atacada. Devido à uma virada na mesa, a psicopata era a Yukino, e ela queria matar Sawa. Como Kazuyoshi disse que o Switch original e a Sawa tinham saído juntos para fazer compras, ela foi atrás, e só depois ele foi saber que ela era a verdadeira psicopata. Por um acidente, quem acaba sendo morto é o Masafumi, o Switch original, e o Kazuyoshi, seu irmão mais velho, sente que ele foi o culpado pela sua morte. A partir de alguns dias depois da morte de Masafumi, Kazuyoshi queria manter a “essência” do irmão no mundo, e começou a se transformar nele, usando o mesmo estilo de roupa, penteado, óculos, tudo. Até que ele se transformou no Switch que conhecemos hoje em dia.


Eu, com certeza, pulei muitos detalhes dos episódios 24 e 25. Então, veja esses episódios se quiserem. Irei deixar um vídeo aqui mostrando toda essa transformação e a dor pela qual Switch passou.


Pra mim, ele é um personagem incrível e inovador, e eu nunca mais olhei o Switch da mesma forma, como já disse anteriormente. O fato de ele deixar sua vida praticamente de lado e querer manter a “essência” do seu irmão no mundo é uma coisa que exige esforço e dedicação.

Por causa do Switch, eu recomendo que vocês vejam Sket Dance! Esse mangá/anime é até que engraçado (tem seus momentos), e os personagens são carismáticos, fazem com que você queria ver mais e mais! Pra ser sincero, eu estou ansioso para saber o passado da Himeko e do Yuusuke (Bossun).

Então, Switch, pra mim, é um personagem nota 10! E recomendo Sket Dance, porque é um anime que eu daria nota 9,5. Por quê? Por ser engraçado, divertido, contemporâneo, e dinâmico. Vale a pena para matar o tempo.

Bem, isso foi tudo, até a próxima, galera! :D

2 comentários:

  1. Pô bacana o post Iago^^ Gostei bastante. Não conhecia esse anime,só tinha visto uma foto dele. Gostei bastante do post. =D

    ResponderExcluir
  2. Pô, obrigado por ler mesmo não tendo visto o anime. =D Isso me deixa feliz, tomara que você veja, é bem legal, sério. x)

    ResponderExcluir