sábado, 28 de janeiro de 2012

Analisando personagens #02 – Sanji


Começando hoje com a análise do personagem de One Piece, Sanji, e eu acredito que ninguém precise de uma introdução para tal fantástico anime.


Sanji é um cara normalmente sério e controlado, porém, com mulheres, ele perde a noção de mundo, principalmente se for uma das lindas. Ele também tem uma filosofia de vida na qual mantém sempre: “Não machucarei uma mulher mesmo que eu morra!”. Seu grande sonho é achar o All Blue, um mar onde se abriga todos os frutos do mar existentes e todos os peixes existentes em todos os outros mares.


Seu passado é bem interessante, na minha opinião. Ele era aprendiz de chefe de cozinha em um navio chamado Obit. Neste navio, através de outros cozinheiros, descobriu sobre a possível existência do All Blue (que era uma lenda) e isso se tornou seu objetivo. Na época, Sanji achava nojento comer os restos de comida dos passageiros do navio, já que tinha alimentos suficientes para todos. Essa sua visão muda quando seu barco Obit é atacado por piratas do Zeff, o Perna Vermelha, em um dia de tempestade. Tentando defender seu navio, Sanji pega facas de cozinha e tenta enfrentar os invasores, mas é derrotado (e levou uma surra legal) do Perna Vermelha. A criança, com tanta força de determinação, ainda tenta levantar, e revela (falando alto, não sei o porquê de vários animes serem assim) que seu sonho era encontrar o All Blue, e por coincidência, era o desejo de Zeff também. E então, nesse momento (devido à tempestade), uma onda grande derruba o barco pirata, fazendo com que Zeff e Sanji fossem levados para uma ilha deserta, pequena, e deviam esperar por um resgate. Antes de chegar lá, Perna Vermelha conseguiu recolher um saco de comida, e supostamente deu metade para Sanji poder sobreviver.

Ok, agora é a parte onde o anime é diferente do mangá. No anime, para que Zeff conseguisse salvar Sanji, que estava inconsciente imerso na água do mar, ele precisava arrancar uma de suas pernas (que estava presa), e ele a arrancou com um nó que deu na corrente da âncora. Mas por que ele salvou o moleque, se ele tava atacando o navio?


Bem, meu caro, era porque ele tinha o mesmo sonho que o Sanji, encontrar o All Blue.

Na versão do mangá, ele não arrancou sua perna para salvar Sanji. Na verdade, ele salvou Sanji indiretamente, mas whatever, me deixa continuar. Voltando ao ponto onde eu não tinha bifurcado, eles passaram vários dias naquela ilha, até que Sanji acabou com seu saco de alimentos. Ele olhou para trás, e viu que o Zeff estava com sua sacola cheia, e decidiu rasgá-la para pegar algo. Quando o fez, viu que tudo aquilo era tesouro, e ele deu toda a comida que achou para o Sanji, e cortou sua perna fora para poder se alimentar. No anime, ele não comeu nada, pois sua perna já tinha sido arrancada quando foi salvar a criança de se afogar. Após mais de dois meses na espera de um navio passar, finalmente chega e regatam-nos. Após tudo isso, Sanji aprendeu uma coisa: Ele nunca mais negou comida para ninguém que estivesse realmente com fome, pois passou pela mesma situação e não desejaria isso para mais ninguém. Outra coisa que eu me lembrei de diferente entre o mangá e o anime, é que o Sanji fuma a partir dos 10 anos todo o dia, para mostrar sua maturidade para o Zeff, que criou um navio-restaurante e era seu chefe. No anime, ele só cria o navio-restaurante mesmo, e mostra que o Sanji começou a fumar, mas não teve nenhuma informação de quando.


Sinceramente, Sanji é um dos meus personagens favoritos, pois existe umas cenas na qual ele me lembra o Solid Snake, do Metal Gear Solid. Por quê? Ele simplesmente sai de cena, e volta em episódios LÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ na frente, fazendo uma coisa que era fundamental para que eles prosseguissem. Ele, pra mim, é um personagem muito inteligente, e original. Em personalidade, ele não é tão original assim, mas tem seus diferenciais, mas seu estilo de luta só com as pernas é muito legal e inovador. Além disso, isso me lembrou que eu tenho que comentar outra filosofia de vida dele: “Um cozinheiro não deve machucar suas mãos, pois elas são sagradas para a cozinha.”


Então é isso, gente. Recomendo One Piece só por causa do Sanji? Cara, eu recomendo One Piece por TUDO, o anime é muito épico! Nota de One Piece? 10. Nota de seu personagem, Sanji? 10 também! Comentem por favor, deu muito trabalho pra fazer este post do jeito que está, pesquisei e reescrevi bastante para deixar resumido e organizado! =)

Até mais, pessoal! =D

Um comentário: